Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
diario oficial editais licitacoes portal transparencia e sic ouvidoria agenda eventos dados municipio historico telefones

 TERRA ACOLHEDORA E DE ENCANTOS NATURAIS

“Cantanhede, cidade risonha e hospitaleira”

Terra de encantos e tradições, fundada por Faustino Mendes Cantanhede, em 1720, advindo de Portugal, nossa terra foi batizada com o sobrenome de nosso grande fundador, pois sabe-se, que era comum os navegantes do grande Rio Itapecuru,  afirmarem quando passavam na região, “ essa é a terra dos CANTANHEDE”!!!

“ O poder cultural de uma força ascendente”

Torrão de uma riqueza histórico-cultural cheia de lendas, fé popular, heróis, vilões, poetas, amores, brigas por terra, lutas por liberdade, irreverência, tradição familiar e festas religiosas. Habitada inicialmente por índios Guanarés e desbravada por portugueses e franceses.

“Cantanhede, tu serás sempre radiante”

Lar de filhos ilustres, uns adotados e outros de berço, porém todos envoltos pelo mesmo laço de afeto e reconhecimento para com nossa terra. Tribo dos barbados, Aires Carneiro Homem de Souto Maior, Pierre Lamagnére, Antônio Henriques Leal, Antônio Lopes da Cunha, Negros Angolanos escravizados, trazidos de São Luís e Alcântara, Sebastião Barra nova, José Cândido de Moraes e Silva, Enoi Nogueira, Arlete Nogueira, Izidória Lopes, Faustino Mendes Cantanhede,  dentre outros, que muito contribuíram, para uma Cantanhede Melhor.   

“ O progresso lançando seu povo pra frente”

Cidade, cortada pela “estrada de ferro,” atendida pelos bancos do Brasil e Bradesco, com uma agência dos correios e uma casa lotérica, com aproximados 21.000 habitantes, atendidos pela operadora de telefonia Claro, com seu centro urbano apresentando boas condições de tráfego e serviços de alimentação, bebida e hospedagem, com uma escola estadual de nível médio e 8 escolas municipais divididas entre ensino fundamental e jardim de infância. Com uma unidade hospitalar de 50 leitos, e postos de saúde divididos por áreas.

            Com um Centro de Referência e Assistência Social ( CRAS), uma delegacia de Polícia Civil, um quartel da Polícia Militar e um da Guarda Municipal. Uma biblioteca pública e uma casa museu, in memória a Izidória Lopes, líder irreverente do festejo do Divino Espírito Santo.

Com uma Matriz Católica, que tem como padroeira N. S. da Conceição, festejada 8 de dezembro, além de capelas espalhadas pelas comunidades de base e, demais igrejas, tais como: Assembleia de Deus, realizadora do Celebrai, normalmente em novembro. Igreja  Universal, Adventista do sétimo dia, Presbiteriana, dentre outras.

“ A sua juventude, alegre a exaltar a nobreza que lhe vem do coração”

Berço de jovens com potencial e dinamismo surreais, alguns já até organizados, lutando por protagonismo, através da UMADEC, Pastoral da Juventude, Desbravadores, Fanfarra,  Grupo de Capoeira, Jiu Jitsu, Hip Hop, dança portuguesa, bandas locais, o tradicional Tambor de Crioula, passado de geração em geração, dentre outros.

Onde as artes cênicas, são referência no interior do estado, com a dramatização da Paixão de Cristo, realizada pela Pastoral da Juventude desde os anos 80 e os Cafés Literários, realizados pelo Instituto Cultural Fundo de Pote, encenando a história de vida de figuras memoráveis, tanto de nossa terra, quanto de grandes expoentes da arte, espalhados pelo mundo e com relevante contribuição a humanidade.    

“ Com uma história brilhante a ilustrar”

Em meio a toda a herança histórica que temos e, mesmo diante de tantas mazelas que encontramos, exaltamos a nossa maior riqueza, que será motivo de cada gota de suor e de cada projeto de desenvolvimento que traremos para cá. Pois sempre será, em toda criança, todo jovem, todo adulto e todo idoso, que encontramos a nossa maior riqueza, o sorriso estampado no rosto de cada cidadão cantanhedense, é o nosso maior tesouro e, esse tesouro iremos multiplicar e preservar.        

FONTES: ibge.gov.br
POPULAÇÃO ESTIMADA 2016 21.617
POPULAÇÃO 2010

20.448

ÁREA DA UNIDADE TERRITORIAL 2015 (KM²) 773,010
DENSIDADE DEMOGRÁFICA 2010 (HAB/KM²) 26,45
CÓDIGO DO MUNICÍPIO 2102705
GENTÍLICO CANTANHEDENSE

dados ibge

 

rodape pref