Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
diario oficial editais licitacoes portal transparencia contra cheques 2 ouvidoria telefones dados municipio historico e sic

 

 

AGRICULTURA BUSCANDO PARCERIAS

AGRICULTURA BUSCANDO PARCERIASO coordenador municipal de Assistência Técnica Rural, Valdomiro Araújo acompanhado da coordenadora do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Lúcia Almeida estiveram representando a secretaria de Agricultura de Cantanhede, na sede da secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão. Os mesmos foram recebidos por Lúcia Malheiros, que é engenheira agrônoma, coordenadora do departamento de mercados institucionais e coordenadora do PAA/MA.

Um dos principais objetivos da reunião foi buscar orientações técnicas para o sistema que organiza e gerencia entidades e agricultores que serão beneficiados no PAA.

Seguindo agenda, o coordenador de Assistência Técnica do município, esteve também na EMPBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e foi recebido pelo chefe adjunto de Transferência de Tecnologias, Carlos Vitoriano e na oportunidade conversaram sobre possível parceria de cooperação técnica entre a EMBRAPA e a prefeitura de Cantanhede. Tal parceria, visa montar unidades produtivas que sirvam de espelho para formar agentes multiplicadores e capacitar o corpo técnico existente no município para a execução e difusão do conhecimento. Vale ressaltar, que haverá um segundo momento de conversa, para aprofundar e apresentar o projeto ao chefe do executivo municipal. Na ocasião, Vitoriano apresentou resultados de parcerias com outros municípios e ao final, enviou um convite ao prefeito de Cantanhede, para participar da posse da nova diretoria da EMPBRAPA que está prevista para o dia 14 de Abril e também para o encontro de gestores do Maranhão que deve acontecer em Maio.

“Essas parcerias são de suma importância não apenas para o órgão público, mas principalmente para o agricultor familiar”. Disse Valdomiro.

AINDA SOBRE A CULTURA DO CULTIVO DO ARROZ

AINDA SOBRE A CULTURA DO CULTIVO DO ARROZOs técnicos da secretaria de Agricultura, acompanhados do coordenador da Pesca, Ronyklesio Lopes e o representante dos agricultores familiares, senhor Martinho, que é morador do povoado Capoeira de Baixo, participaram na última sexta feira (17), de uma visita técnica ao município de São Mateus.

O evento reuniu secretários de Agricultura da região, estudantes da UEMA do curso de agronegócios e contou com a presença também do senhor Luizão representando a Camil Alimentos.

O município de Cantanhede pretende fortalecer a cadeia produtiva de arroz, formando parceria com a Camil e principalmente com os agricultores e claro, com total suporte da secretaria de Agricultura do município.

ALUNOS DA EFA PARTICIPAM DE OFICINA DE FABRICAÇÃO DE FORNO SOLAR

ALUNOS DA EFA PARTICIPAM DE OFICINA DE FABRICAÇÃO DE FORNO SOLARAlunos da Escola Família Agrícola (EFA), acompanhados e assessorados pela equipe técnica da secretaria de Agricultura de Cantanhede, participaram na última quarta-feira (04), de uma importante oficina de fabricação de forno solar, que aconteceu na propriedade do senhor Evi Serra Caldas, que é o idealizador do projeto no municipio. O forno que é construido com materiais recicláveis, como papelão, jornais, restos de madeira e plásticos, funciona exclusivamente com o calor do sol. Sem dúvida, uma grande novidade e também aprendizagem para os estudantes da Zona Rual, que tiveram a oportunidade de aprenderem desde a confecção do forno ao ato de cozinhar o alimento.

O sr. Evi Serra, fez questão de ressaltar a sua disponibilidade para pelo menos mais duas oficinas para multiplicadores: Uma de fabricação de lenha ecológica, usando também materiais recicláveis e outra de fabricação de amaciante e sabão líquido.

O evento contou com a presença da secretária de Agricultura, Maria José Baima, da diretora da EFA, Nataly Meneses, do coordenador de ATER, Valdomiro Araújo e do coordenador da pesca, Ronyklesio Lopes, que informou que o forno confeccionado, será apresentado pelos alunos na Agritec, no final do mês em Itapecuru.

Coordenação de Comunicação

CANTANHEDE PARTICIPA DE OFICINA DE IMPLANTAÇÃO E ADESÃO AO SISAN.

CANTANHEDE PARTICIPA DE OFICINA DE IMPLANTAÇÃO E ADESÃO AO aNa perspectiva de seguir avançando em suas políticas públicas, a prefeitura municipal de Cantanhede participou na última quarta-feira (26), da oficina de implantação e adesão ao SISAN. O SISAN é um sistema público legalmente instituído pela Lei n. 11.346/2006 que reúne diversos setores de governo e da sociedade civil, com o propósito de promover em todo território nacional o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

O evento que aconteceu em São Luís, contou com a presença do coordenador de ATER, Valdomiro Araújo, da Assistente Social, Poliana Fortes e da nutricionista, Nara Garreto. Ambos representaram o município de Cantanhede.

"Cantanhede é uma das cidades que com a adesão ao SISAN, busca o reconhecimento da alimentação adequada como um dos fundamentais direitos humanos, através de políticas efetivas. O CONSEA Municipal deve se reunir nos próximos dias para reestruturação e eleição de novos conselheiros." Destacou o coordenador de ATER, Valdomiro Araújo.

CMDRS SE REUNE EM ASSEMBLEIA PARA DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DE REGIMENTO INTERNO.

CMDRS SE REUNE EM ASSEMBLEIA PARA DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DE REGIMENTO INTERNOO Conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável de Cantanhede se reuniu nesta sexta feira (17), para a aprovação do regimento interno do mesmo. A reunião aconteceu no auditório do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e contou com a presença do presidente do CMDRS, Valdomiro Araújo, o vice-presidente, Nonato Carvalho e o primeiro secretário, Roniklésyo Lopes, além de José Ribamar representando a secretaria de Governo e Wilson Brito representando o Meio Ambiente.

O conselho é o órgão responsável em buscar ações que contribuam para o desenvolvimento rural no município. Apesar de existir desde 2001, só agora o regimento foi criado e aprovado.

A reunião fundamentou-se também, na discussão sobre as ações que já estão sendo realizadas na secretaria de Agricultura e entre elas, o censo que visa conhecer os agricultores, suas potencialidades, dificuldades e principais anseios no desenvolvimento dos trabalho na secretaria.

Página 1 de 3

rodape pref