diario oficial editais licitacoes portal transparencia contra cheques 2 ouvidoria telefones dados municipio historico e sic

AGRICULTURA BUSCANDO PARCERIAS

AGRICULTURA BUSCANDO PARCERIASO coordenador municipal de Assistência Técnica Rural, Valdomiro Araújo acompanhado da coordenadora do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Lúcia Almeida estiveram representando a secretaria de Agricultura de Cantanhede, na sede da secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão. Os mesmos foram recebidos por Lúcia Malheiros, que é engenheira agrônoma, coordenadora do departamento de mercados institucionais e coordenadora do PAA/MA.

Um dos principais objetivos da reunião foi buscar orientações técnicas para o sistema que organiza e gerencia entidades e agricultores que serão beneficiados no PAA.

Seguindo agenda, o coordenador de Assistência Técnica do município, esteve também na EMPBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e foi recebido pelo chefe adjunto de Transferência de Tecnologias, Carlos Vitoriano e na oportunidade conversaram sobre possível parceria de cooperação técnica entre a EMBRAPA e a prefeitura de Cantanhede. Tal parceria, visa montar unidades produtivas que sirvam de espelho para formar agentes multiplicadores e capacitar o corpo técnico existente no município para a execução e difusão do conhecimento. Vale ressaltar, que haverá um segundo momento de conversa, para aprofundar e apresentar o projeto ao chefe do executivo municipal. Na ocasião, Vitoriano apresentou resultados de parcerias com outros municípios e ao final, enviou um convite ao prefeito de Cantanhede, para participar da posse da nova diretoria da EMPBRAPA que está prevista para o dia 14 de Abril e também para o encontro de gestores do Maranhão que deve acontecer em Maio.

“Essas parcerias são de suma importância não apenas para o órgão público, mas principalmente para o agricultor familiar”. Disse Valdomiro.

AINDA SOBRE A CULTURA DO CULTIVO DO ARROZ

AINDA SOBRE A CULTURA DO CULTIVO DO ARROZOs técnicos da secretaria de Agricultura, acompanhados do coordenador da Pesca, Ronyklesio Lopes e o representante dos agricultores familiares, senhor Martinho, que é morador do povoado Capoeira de Baixo, participaram na última sexta feira (17), de uma visita técnica ao município de São Mateus.

O evento reuniu secretários de Agricultura da região, estudantes da UEMA do curso de agronegócios e contou com a presença também do senhor Luizão representando a Camil Alimentos.

O município de Cantanhede pretende fortalecer a cadeia produtiva de arroz, formando parceria com a Camil e principalmente com os agricultores e claro, com total suporte da secretaria de Agricultura do município.

CANTANHEDE PARTICIPA DE OFICINA DE IMPLANTAÇÃO E ADESÃO AO SISAN.

CANTANHEDE PARTICIPA DE OFICINA DE IMPLANTAÇÃO E ADESÃO AO aNa perspectiva de seguir avançando em suas políticas públicas, a prefeitura municipal de Cantanhede participou na última quarta-feira (26), da oficina de implantação e adesão ao SISAN. O SISAN é um sistema público legalmente instituído pela Lei n. 11.346/2006 que reúne diversos setores de governo e da sociedade civil, com o propósito de promover em todo território nacional o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

O evento que aconteceu em São Luís, contou com a presença do coordenador de ATER, Valdomiro Araújo, da Assistente Social, Poliana Fortes e da nutricionista, Nara Garreto. Ambos representaram o município de Cantanhede.

"Cantanhede é uma das cidades que com a adesão ao SISAN, busca o reconhecimento da alimentação adequada como um dos fundamentais direitos humanos, através de políticas efetivas. O CONSEA Municipal deve se reunir nos próximos dias para reestruturação e eleição de novos conselheiros." Destacou o coordenador de ATER, Valdomiro Araújo.

CMDRS SE REUNE EM ASSEMBLEIA PARA DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DE REGIMENTO INTERNO.

CMDRS SE REUNE EM ASSEMBLEIA PARA DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DE REGIMENTO INTERNOO Conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável de Cantanhede se reuniu nesta sexta feira (17), para a aprovação do regimento interno do mesmo. A reunião aconteceu no auditório do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e contou com a presença do presidente do CMDRS, Valdomiro Araújo, o vice-presidente, Nonato Carvalho e o primeiro secretário, Roniklésyo Lopes, além de José Ribamar representando a secretaria de Governo e Wilson Brito representando o Meio Ambiente.

O conselho é o órgão responsável em buscar ações que contribuam para o desenvolvimento rural no município. Apesar de existir desde 2001, só agora o regimento foi criado e aprovado.

A reunião fundamentou-se também, na discussão sobre as ações que já estão sendo realizadas na secretaria de Agricultura e entre elas, o censo que visa conhecer os agricultores, suas potencialidades, dificuldades e principais anseios no desenvolvimento dos trabalho na secretaria.

ENTREGA DE SEMENTES AO PEQUENO AGRICULTOR

ENTREGA DE SEMENTES AO PEQUENO AGRICULTORA secretaria municipal de Agricultura, em parceria com a Agerp/SAF, iniciou nesta quinta-feira (04), na própria sede da secretaria, a entrega de sementes de feijão para os pequenos agricultores do município. O objetivo da ação é garantir o desenvolvimento rural, aumentar a produção e garantir a sustentabilidade e o poder econômico para os agricultores de Cantanhede.

A secretária de Agricultura, Maria José disse que serão distribuídos cerca de 1.500 kg de sementes.

O coordenador de ATER, Valdomiro Araújo informou à Comunicação que com essa quantidade, será possível beneficiar aproximadamente 300 famílias.