diario oficial editais licitacoes portal transparencia e sic ouvidoria agenda eventos dados municipio historico telefones

AGRICULTURA BUSCANDO PARCERIAS

AGRICULTURA BUSCANDO PARCERIASO coordenador municipal de Assistência Técnica Rural, Valdomiro Araújo acompanhado da coordenadora do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Lúcia Almeida estiveram representando a secretaria de Agricultura de Cantanhede, na sede da secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão. Os mesmos foram recebidos por Lúcia Malheiros, que é engenheira agrônoma, coordenadora do departamento de mercados institucionais e coordenadora do PAA/MA.

Um dos principais objetivos da reunião foi buscar orientações técnicas para o sistema que organiza e gerencia entidades e agricultores que serão beneficiados no PAA.

Seguindo agenda, o coordenador de Assistência Técnica do município, esteve também na EMPBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e foi recebido pelo chefe adjunto de Transferência de Tecnologias, Carlos Vitoriano e na oportunidade conversaram sobre possível parceria de cooperação técnica entre a EMBRAPA e a prefeitura de Cantanhede. Tal parceria, visa montar unidades produtivas que sirvam de espelho para formar agentes multiplicadores e capacitar o corpo técnico existente no município para a execução e difusão do conhecimento. Vale ressaltar, que haverá um segundo momento de conversa, para aprofundar e apresentar o projeto ao chefe do executivo municipal. Na ocasião, Vitoriano apresentou resultados de parcerias com outros municípios e ao final, enviou um convite ao prefeito de Cantanhede, para participar da posse da nova diretoria da EMPBRAPA que está prevista para o dia 14 de Abril e também para o encontro de gestores do Maranhão que deve acontecer em Maio.

“Essas parcerias são de suma importância não apenas para o órgão público, mas principalmente para o agricultor familiar”. Disse Valdomiro.

AINDA SOBRE A CULTURA DO CULTIVO DO ARROZ

AINDA SOBRE A CULTURA DO CULTIVO DO ARROZOs técnicos da secretaria de Agricultura, acompanhados do coordenador da Pesca, Ronyklesio Lopes e o representante dos agricultores familiares, senhor Martinho, que é morador do povoado Capoeira de Baixo, participaram na última sexta feira (17), de uma visita técnica ao município de São Mateus.

O evento reuniu secretários de Agricultura da região, estudantes da UEMA do curso de agronegócios e contou com a presença também do senhor Luizão representando a Camil Alimentos.

O município de Cantanhede pretende fortalecer a cadeia produtiva de arroz, formando parceria com a Camil e principalmente com os agricultores e claro, com total suporte da secretaria de Agricultura do município.

CMDRS SE REUNE EM ASSEMBLEIA PARA DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DE REGIMENTO INTERNO.

CMDRS SE REUNE EM ASSEMBLEIA PARA DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DE REGIMENTO INTERNOO Conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável de Cantanhede se reuniu nesta sexta feira (17), para a aprovação do regimento interno do mesmo. A reunião aconteceu no auditório do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e contou com a presença do presidente do CMDRS, Valdomiro Araújo, o vice-presidente, Nonato Carvalho e o primeiro secretário, Roniklésyo Lopes, além de José Ribamar representando a secretaria de Governo e Wilson Brito representando o Meio Ambiente.

O conselho é o órgão responsável em buscar ações que contribuam para o desenvolvimento rural no município. Apesar de existir desde 2001, só agora o regimento foi criado e aprovado.

A reunião fundamentou-se também, na discussão sobre as ações que já estão sendo realizadas na secretaria de Agricultura e entre elas, o censo que visa conhecer os agricultores, suas potencialidades, dificuldades e principais anseios no desenvolvimento dos trabalho na secretaria.

PREFEITURA BUSCA AVANÇOS NA ÁREA JURÍDICA PARA O AGRICULTOR FAMILIAR

PREFEITURA BUSCA AVANÇOS NA ÁREA JURÍDICA PARA O AGRICULTOR FAMILIARA prefeitura municipal de Cantanhede, através da secretaria municipal de Agricultura, realizou hoje (10), um evento que oficializa a disponibilidade de um contador para realizar declarações de imposto de renda às associações de agricultores familiares.

A reunião aconteceu no auditório da secretaria de Educação e contou com a presença de lideranças ligadas à agricultura, além da secretária Maria José, do Coordenador de Assistência Técnica e Rural do município, Valdomiro Araújo, do Coordenador municipal da Pesca, Ronyklesio Lopes e de toda equipe técnica da secretaria

Em breve, a secretaria contará também com um advogado para facilitar ainda mais toda essa organização.

PREFEITURA REATIVA FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIAR

PREFEITURA REATIVA FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIARA prefeitura municipal de Cantanhede, através da secretaria de Agricultura, reativou ontem, a feira da agricultura familiar no município. O objetivo da mesma, é dar mais espaço para o agricultor familiar no mercado, incentivá-lo a produzir mais e, além disso, conscientizar a população sobre a importância de consumir os produtos locais.

A feira que funcionou poucas vezes nos anos anteriores, volta nessa nova gestão com a expectativa de fazer diferente e bem melhor.

A secretária de Agricultura, Maria José disse que o espaço é fundamental e que a perspectiva é que a feira volte a funcionar todas as quartas-feiras na Praça de Eventos.

Segundo a equipe técnica da secretaria, serão comercializados produtos oriundos da agricultura familiar com uma variedade que vai agradar o consumidor e alavancar o comércio local.